Escola do Futuro

Que mundo queremos construir?
É necessário a reflexão sobre qual mundo estamos construindo...
Será que estamos preparando nossos alunos para enfrentá-lo?

Acompanhando a escala evolutiva da educação pode-se perceber claramente a mudança do modelo fabril com o distanciamento da figura entre professor e aluno para a total interatividade entre ambos, sendo o professor o mediador de todo o processo de aprendizagem. Diferente da concepção da escola que repete, recita e ensina conteúdos sem reflexão, a Escola Aconchego, fala em agir, operar, e construir a partir da experiência vivida, num processo permanente de aprendizagem.

Um ambiente com propostas desafiadoras e diversas provoca a capacidade de pensar e refletir sobre a realidade, o que gera mais conhecimentos e relações entre eles. Só existe aprendizagem quando o sujeito se apropria do conhecimento por meio de uma interpretação própria.

Vivemos em uma sociedade em constante mutação, novos índices para avaliação do conhecimento são instituídos na sociedade contemporânea: coeficiente de inteligência (QI), Coeficiente emocional (QE) , Coeficiente espiritual ( QE) e agora o coeficiente de adaptabilidade compõem o novo modelo educacional. Para isto, a Educação do Futuro exige a nova formação do professor com acesso à tecnologia, a descentralização do conhecimento, a personalização do ensino onde cada indivíduo é um ser único com tempos, habilidades e características distintas.

Escola Aconchego

Escola é Vida recheada de incertezas, ágil, com novas tendências. Vivemos num mundo ilimitado de possibilidades e precisamos exercer a nossa capacidade para sobreviver à tudo isto. Tais exponenciais compõem a sociedade contemporânea e exige uma nova formação para o aluno do século XXI com novas habilidades e competências a serem desenvolvidas. São elas:

1- Resolução de problemas complexos
2- Pensamento Crítico
3- Criatividade
4- Liderança e Gestão de Pessoas
5- Trabalho em equipe

6- Inteligência emocional
7- Julgamento e tomada de decisões
8- Orientação à serviços
9- Negociação
10- Flexibilidade cognitiva

A Educação do Futuro prepara o alunos para o futuro, com o professor antenado no futuro, formando a Escola do Futuro. E a Escola Aconchego se propõe a se enquadrar no rol das Escolas do Futuro, focado nos quatro elementos essenciais: Gestores / Professores / Alunos / Família , peças fundamentais para todo o processo educacional que se integram e se complementam em busca da qualidade educacional tão almejada. Aos gestores cabe promover instalações modernas e confortáveis, espaços interativos possibilitando acesso à rede, conectando os alunos. Para que este processo possa fluir, é fundamental a capacitação da Equipe constantemente para que promova aos alunos participação ativa, engajamento, e integração a cultura digital. As famílias também são parte fundamental neste processo através de comunicação efetiva e a o exercício da empatia, os responsáveis participam e se envolvem ativamente no processo.

A Escola Aconchego, uma Escola do Futuro, preza pelas relações humanas, pela sustentabilidade do nosso planeta, inova em suas propostas e propõe a construção dinâmica do conhecimento, que nunca termina, sendo permanente descoberta, um prazer para a vida toda.

Juntos criamos o futuro!