Princípios Filosóficos

A Escola Aconchego tem por filosofia que o conhecimento só tem sentido quando é colocado em prol da solidariedade humana. Baseado em 5 pilares que sustentam a proposta pedagógica, a Equipe docente traduz de forma dinâmica, significativa e reflexiva a sua prática. São eles:

Prazer em Aprender

A construção do conhecimento através da interação com o mundo proporciona novas descobertas, tornando a aprendizagem participativa. A valorização da importância da leitura, da escrita , do raciocínio lógico, agregado às novas tecnologias, condição inerente para o cidadão do século XXI, reforçam e estimulam o pensamento científico e criativo.

Saber respeitar a si próprio e ao outro

Estímulo a consciência social, o respeito ao próximo e o aprender a lidar com as diferenças, são valores essenciais para a vida em sociedade. Além disto, entender-se como parte de um todo promove a educação para a sustentabilidade do planeta.

Aprendizagem Significativa

Entender o porquê deve se aprender determinado conceito faz toda a diferença no processo de aprendizagem que aliado ao acompanhamento constante estabelece a relação entre os saberes.

Protagonismo no processo de aprendizagem

Valorização do aluno com tratamento individualizado buscando o seu protagonismo e autonomia.

Parceria contínua com a família

O binômio Família – Escola no Aconchego é indissociável. A construção das relações afetivas tem como base o seio familiar. A parceria é fundamental para o êxito do trabalho realizado na Escola Aconchego.