Colégio Raposo Tavares

Colégio Particular - Valqueire/RJ

Nossos Projetos Pedagógicos

Periodicamente são desenvolvidos projetos com ampla participação dos alunos e suas famílias.

A Escola Aconchego propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada. Através da metodologia de projetos, incentiva a pesquisa, o planejamento, o acompanhamento e a execução das etapas. A abordagem de temas variados amplia a bagagem cultural dos alunos, tornando a aprendizagem ainda mais significativa agregando ainda mais conhecimento e diversas experiências aos docentes.

Conheça os nossos Projetos Institucionais.

Projeto Cultura

cultura exerce um importante papel na aprendizagem, pois é ela que nutre todo o processo educacional, formando um indivíduo crítico e conhecedor de sua origem cultural. Além de ampliar o repertório dos alunos, o conhecimento de outras culturas, possibilita entender as diferenças entre povos e seus costumes, exercitando desta maneira a empatia e o respeito ao próximo. Por este motivo, anualmente, é escolhido um determinado tema que serve como base de pesquisa, discussão e aprendizagem significativa, sendo realizado ao final do período, a culminância de forma diversa com a participação de toda comunidade escolar.

Projeto Leitura

O incentivo à leitura de maneira prazerosa e constante se faz com diversas atividades durante o ano inteiro. Atividades como a contação de estórias, o piquenique literário e os projetos Leva e Traz e Viajando na Leitura têm como objetivo ampliar a bagagem cultural e o interesse dos alunos pelo mundo da literatura, formando desta maneira leitores.

FLIAC – Feira Literária do Aconchego

Numa semana dedicada exclusivamente a literatura, os alunos participam de diversas atividades literárias que envolvem diferentes disciplinas. Palestras com autores, contação de estórias, Feiras Literárias, Sarau, oficinas, dentre tantas, estimulam o interesse pelo mundo mágico dos livros, fazendo com que as crianças criem seus próprios registros e num dia específico participem da experiência única de autografar sua obra.

O Concurso Escritor Mirim Aconchego acontece com a premiação das melhores produções literárias reforçando ainda mais a importância da leitura, pois quanto mais se amplia o repertório cultural, melhor se desenvolve a escrita.

Projeto ECO CEA

Já dizia o pensador “preservar o meio ambiente é preservar a vida”. É necessário estar atento a herança que iremos deixar para as futuras gerações. Entender de forma cíclica que se não cuidarmos da sustentabilidade de nosso planeta, levaremos a extinção de toda uma população, alimenta nossos ideais e nos impulsiona a traduzir em ações proativas, buscando resultados em um processo reflexivo, propagado no ambiente escolar.

Os alunos da Educação Infantil são nomeados os “Protetores da Natureza” que tem como objetivo entender como o nosso bairro e a nossa escola se comporta frente as práticas sustentáveis.

Como resultado deste Projeto, sempre no meado do ano, acontece a nossa Feira do Conhecimento, movimento que envolve as turmas do Berçário 2 ao 5º ano onde todas as famílias são convidadas a compartilhar de projetos que instigam a curiosidade, o raciocínio lógico e o pensamento científico, voltadas para a proposta ambiental.

Projeto Sementinha

A Escola Aconchego tem por filosofia que o conhecimento só tem sentido quando é colocado em prol da solidariedade humana, por este motivo cultivamos em nossos alunos as sementes da solidariedade, respeito e principalmente a responsabilidade social. Aprender a enxergar o outro com empatia , ajuda a pensarmos em construir uma sociedade melhor , mais humana e mais consciente do seu papel. Durante o ano, são propostas atividades multiplicadoras, as quais denominamos “Atitudes do Bem”, aonde toda comunidade escolar participa na construção de um mundo melhor.

Projeto Família

As demonstrações de carinho, respeito e cuidado entre professores, alunos e família, são fundamentais para o desenvolvimento pleno dos sujeitos.

A Escola Aconchego preza pela afetividade e entende a sua real importância no processo de aprendizagem e construção das relações. Ao longo do ano, os familiares dos alunos são convidados a compartilhar da rotina dos mesmos, participando de várias atividades, de forma criativa e intensa, conhecendo assim a rotina da turma. Desta forma, o Projeto Família se desenvolve com muita alegria e principalmente muito afeto.

Festa na Roça

Projeto dedicado ao resgate da cultura popular e às tradições regionais com suas mais variadas manifestações, seja através de artesanato, brincadeiras antigas, roupas e comidas típicas ou danças regionais, culminando numa festa com muita alegria.

Troca-Troca Sustentável

O Troca-Troca Sustentável é um evento que têm por objetivo incentivar os alunos ao consumo consciente, ao desapego e as práticas da economia sustentável.

Os alunos são convidados a trazer brinquedos, livros de estórias e outros objetos que não têm mais interesse e a trocar pela “moeda Aconchego”. No dia do evento, acontece um bazar diferente, com a troca de objetos de interesse dos alunos.

Os objetos que não são trocados no evento são doados às instituições parceiras do Projeto Sementinha, uma ação de responsabilidade social da Escola Aconchego.

Olimpíada de Matemática

A Olímpiada de Matemática tem como principal objetivo o incentivo ao raciocínio lógico. Dividido em duas etapas, o evento acontece de forma prática e teórica envolvendo todos os alunos do Ensino Fundamental numa atividade dinâmica e construtiva.

Concurso Escritor Mirim Aconchego

O incentivo a leitura e consequentemente a escrita são elementos para que anualmente sejam contemplados os Escritores Mirins do Aconchego. Realizando a premiação das melhores produções literárias, busca-se os primeiros passos para a boa construção de diversos estilos literários.

Juntos criamos o futuro